quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Falando sobre Deus com nossos filhos

Olá mamães,
Desculpem pela demora em fazer uma nova postagem, meus dias têm sido tão corridos... Como são os de vocês? Imagino que também sejam cheios de tarefas e coisas para resolver. E como, no meio de tantas atividades, podemos ensinar sobre Deus aos nossos filhos? Esse é o tema do 4º capítulo do livro “Uma mãe segundo o coração de Deus” e fiz um pequeno resumo para nosso bloguinho.
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6 : 6, 7
Deus não requer que tenhamos algum talento, instrução, graduação ou habilidades especiais para instruir nossos filhos nos caminhos Dele.
Tudo que temos que fazer é falar sobre Ele durante todo o dia. Nós mulheres somos ótimas em falar (nossos maridos que o digam)!!! Então, podemos focar constantemente toda a vida diária Nele e em Seus ensinamentos apenas falando! Falando sobre as coisas de Deus com nossos filhos enquanto atravessamos a confusão de cada dia corrido.
Já que sempre falamos sobre o que é importante para nós, quando falamos sobre as coisas do Senhor passamos uma importante mensagem para nossos filhos: demonstramos nosso amor pelo Pai! Agora vamos refletir um pouquinho: que tipo de mensagem passamos se não falarmos?
Torne Deus parte de sua vida diária e de seu bate-papo.
Fale sobre Ele e Seus caminhos.
Fale sobre Sua Palavra e Seu Filho.
Fale sobre a maravilha de Sua criação.
Veja o Senhor em todos os aspectos da vida, não apenas naqueles relacionados com a igreja.
Quando falamos sobre o Senhor, além de obedecer um mandamento, nós estamos honrando e glorificando nosso amado Pai.
Deus nos ensina também sobre quando falar: quando você e sua família sentam em casa, quando você faz seu trabalho,  quando come... fale sobre o Senhor. Ou quando você se aconchega às crianças, quando elas deitam para dormir ou quando alguém tem algum pesadelo à noite ou está doente... fale sobre o Senhor. E logo que você desperta para o dom de outro dia glorioso que Deus lhe dá... fale sobre o Senhor.Mesmo quando você visita ou conversa com outras pessoas, quando segue seu caminho até o fim do dia, quando desempenha suas incumbências e quando faz suas tarefas domésticas... fale sobre o Senhor.
Veja cada ocasião como uma oportunidade para falar com seus filhos sobre as coisas divinas, sobre as claras e simples verdades de Deus e sobre as leis do Senhor. Por exemplo: se há um arco-íris no céu, se está chovendo, quando explicamos sobre as estações, podemos falar : “Como Deus fez tudo tão lindo!” Ao elogiarmos pequenas tarefas podemos lembrar que : “Em todo trabalho há proveito...” Prov. 14:23. Para mostrar que é importante emprestar os brinquedos podemos repetir as palavras de Jesus ensinando que devemos tratar os irmãos e amiguinhos da mesma maneira que queremos ser tratados (Mateus 7:12).
É importante zelar para que estas preciosas bênçãos que o Senhor nos deu ouçam nada além do bem em nossos lares cristãos.
Lembre-se:
Nunca é cedo demais para começar “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:15. Ana e Joquebede tiveram apenas os primeiros anos de vida de seus filhos para lhes ensinar os caminhos do Senhor ! E podemos ver pelas vidas de Samuel e Moisés que a dedicação dessas mães maravilhosas deve ter sido intensa e, certamente, não foi em vão.
Nunca é tarde demais também. Apenas decida neste momento a começar a falar sobre as coisas do Senhor quando estiver sentada em casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.
Uma questão central : Quão importante Deus e Seu Filho são para você? E quão importante é nutrir o caráter piedoso em sua vida? Você imita os padrões de Deus para sua família? Será que podemos dizer como Paulo em I Coríntios 11:1: “SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.”?
Pense sobre o que conversa com seus filhos, que direção aponta para eles: você pergunta o que os outros vão pensar ou o que Deus deseja? Que atividades recompensa mais: excelência na escola ou benignidade com irmãos e amiguinhos? Que realização a emociona mais: nota 10 ou memorizar outro versículo? Que grupos os encoraja mais a participar: futebol/balé ou programações da igreja e clubes bíblicos? Qual feito você considera mais grandioso: um boletim impecável ou um consistente tempo pessoal de devocional e quietude com o Senhor?
As atividades escolares e os demais cursinhos são importantes, não podemos negar, e devem ser incentivados. Mas devemos verificar de tempos em tempos em Deuteronômio 6:6 e 7 qual deve ser nossa prioridade número 1. Precisamos pedir ao Senhor sabedoria para ajustar nossas prioridades de maneira que O agrademos.  
Deus quer que os pais transmitam os seus mandamentos às próximas gerações que os passarão para a próxima e para a próxima e a próxima...
Certamente podemos contar com a ajuda de outras pessoas: os professores de EBD, líderes de ministério infantil, pastores, mas a tarefa é nossa!
Pequenas escolhas que trazem grandes bênçãos:
- Peça a Deus que a torne mais consciente Dele e se sua presença constante.
- Proponha-se a falar a respeito do Senhor.
- Encontre oportunidades na rotina diária (Cds de cânticos infantis, filmes de histórias bíblicas, lembretes com versículos nas mochilas e bolsas )
- Centralize a hora da refeição em Deus, lembre-se sempre de agradecer Sua provisão
- Termine o dia com Deus.

Que o Senhor nos dê sabedoria e oportunidades!

Beijos,
Da mamãe do Gabriel e da Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário