quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Igreja Perseguida

Olá mamães,
Já faz um tempinho que recebo notícias sobre os cristãos que enfrentam perseguição simplesmente por servirem a Cristo. São a chamada Igreja Perseguida. A Missão Portas Abertas atua há mais de 50 anos levando principalmente Bíblias, livros cristãos e Bíblias para crianças para países onde a impressão ou compra desses materiais é proibida. Leva também ajuda financeira às famílias dos pastores e evangelistas que estão presos ou foram mortos por sua fé. Eles publicam uma revista com tiragem mensal e também mandam e-mails toda semana. Assim, mantém a Igreja Livre informada sobre as lutas e vitórias da igreja Perseguida.
Crianças da Etiópia recebem Bíblias Ilustradas
Tem sido importante para mim conhecer mais sobre as histórias desses irmãos e irmãs, sobre como se mantém fiéis ao Senhor mesmo em meio a tantas lutas. Tenho que reconhecer que reclamo demais por problemas pequenos e, o pior, trabalho de menos para o Reino de Deus. Me fez também valorizar mais a Bíblia e a liberdade que tenho de lê-la em qualquer lugar onde estiver.
Fico imaginando a vida das mães cristãs nesses países onde há tanta opressão... Como deve ser difícil ver seus filhos tendo que freqüentar escolas onde aprendem que o correto é odiar os cristãos e a Bíblia, ou ainda serem proibidos de estudar por serem filhos de pais crentes. Muitas sofrem agressões verbais e até físicas de familiares ou até mesmo do marido que algumas vezes, após a conversão da esposa, divorcia-se dela ficando com a guarda dos filhos. Outras precisam viajar dias para visitar o marido cristão que está preso só por servir ao Senhor. Há casos de mães que tiveram suas filhas seqüestradas e obrigadas a se casar com um muçulmano e se “converter” ao islamismo... O que eu faria no lugar delas, qual seria minha reação diante de tanta injustiça? Paulo ensina em I Coríntios 12:26 que “...se um membro (do corpo de Cristo) padece, todos os membros padecem com ele...”
Se quiser saber mais sobre esses queridos irmãos e irmãs dê uma olhadinha no site da Portas Abertas e cadastre seu e-mail para receber notícias e motivos de oração: http://www.portasabertas.org.br/
Gostaria de propor uma forma muito simples de levar um pouco de alegria e conforto a essas irmãs e irmãos em Cristo. Vai levar um tempo bem curtinho e custar quase nada em dinheiro, mas é algo que vale muitíssimo, que realmente não tem preço. Participe das campanhas de cartas que estão no link: http://www.portasabertas.org.br/envolva/encor/
Ali há orientações sobre como escrever, sugestões de frases e versículos e as histórias das pessoas que irão receber as cartinhas.
Eu gosto de mandar cartões e gosto de escrever um dos versículos abaixo:
“O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.” Naum 1:7  
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém” II Coríntios 13:14
Quando meus filhos estiverem maiores um pouquinho penso em pedir que façam desenhos e assim vou envolvê-los também nesse ministério.
Tenho certeza que investindo um pouquinho do seu tempo você estará abençoando vidas preciosas.
Lembre-se de orar por eles também, e por tantas outras pessoas que se encontram na mesma situação, para que o Senhor as conforte e fortaleça, para que tenham ousadia para testemunhar, para que permaneçam sempre fiéis a Jesus aconteça o que acontecer.

Beijinhos,
Da mãe do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Embalando bebês

Olá mamães,

Vocês já ouviram falar da Tia Romilda? Ela é uma serva de Deus e canta a maioria das músicas da APEC (Aliança Pró Evangelização de Crianças).

Cresci ouvindo as fitas da APEC e aprendendo uma porção de corinhos através da voz da Tia Romilda. Por vários anos minha mãe tem utilizado essas canções para transmitir verdades e porções da Palavra de Deus. Ensinou às suas três filhas e também às centenas de crianças que já frequentaram as igrejas e congregações por onde ela passou demonstrando o amor de Deus aos pequeninos. E agora ela compartilha também com seus cinco netinhos.

Bem, foi pensando em dois desses netinhos - mais especificamente Gabriel e Alice! - que comprei o CD "Romilda canta - Embalando - para a mamãe e o bebê".

São canções curtinhas cantadas na voz quase lírica dessa querida irmã. E são bem apropriadas para as situações do dia-a-dia do bebezinho.

Por exemplo para o banho :

 "banho, banho, na aguinha gostosa
para a neném ficar limpa e cheirosa.
Deus nos deu a água tão boa,
Deus te ama e Deus te abençoa."

Para trocar a fraldinha: 

"Trocar fraldinha, trocar fraldinha
Ficar limpinha a nenezinha de Jesus"

Pra hora das refeições:

"gostoso, gostoso o papá do neném
gostoso, gostoso, Obrigado Jesus!
gostoso, gostoso o papá do neném
gostoso, gostoso, Obrigado Jesus!"

Pra ensinar e  louvar

"Jesus ama a Alice, Jesus ama o "Biel"
Jesus é bom, Jesus é bom
Jesus cuida da Alice, Jesus cuida do "Biel"
Jesus é bom, Jesus é bom"

Fofas, né! Claro que eu troco o/a neném por o Gabriel /a Alice. Ele não é mais neném mas ainda curte essas musiquinhas e já decorou quase o CD todo, e olha que são 41 canções!

Essa é lindinha também:

 "Fofura da mamãe, lindo neném.
 fofura do papai, Jesus me deu você.
 Jesus me deu você, lindo neném,
 fofura do papai, fofurinha da mamãe."

Essa é um alerta para os pais:

"O tempo bom de criança Oh! viva como criança
Que o tempo bom de criança não volta, não volta. 
O tempo bom de criança foi Deus que fez pra você.

Papai e mamãe aproveitem meu tempo bom de criança
porque meu tempo de infância não volta, não volta,
porque meu tempo de infância Deus pôs na mãos de vocês.

Eduque o teu pequenino no santo trilho divino
porque esse tempo precioso não volta, não volta, 
porque esse tempo precioso Deus pede conta a você"

E essa é a minha oração :

 "Eu quero criar meu filhinho, 
Senhor no teu santo caminho
Eu preciso de ti, preciso de ti
Oh vem dirigir o meu passo
Oh vem sustentar o braço 
eu preciso de ti, eu preciso de ti"

Encontrei no site abaixo uma entrevista com ela e há algumas das canções de criança mais conhecidas, creio que muitas de vocês vão lembrar de já ter ouvido algumas delas.

http://www.nelsonbomilcar.com.br/sons-do-coracao/062-entrevista-com-tia-romilda-parte-i/

Sabem, até acho engraçadinho crianças cantando louvores de adulto, mas na maioria das vezes elas não têm a menor noção do que estão dizendo. Acho que para a vidinha delas é muito mais  proveitoso que aprendam musiquinhas curtas e simples, mas que ao mesmo tempo falem de verdades profundas. Assim elas gravam os ensinamentos do Senhor mais facilmente (e nós também!).

Mil beijinhos cantarolantes,
da mamãe do Gabriel e da Alice


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Falando sobre Deus com nossos filhos

Olá mamães,
Desculpem pela demora em fazer uma nova postagem, meus dias têm sido tão corridos... Como são os de vocês? Imagino que também sejam cheios de tarefas e coisas para resolver. E como, no meio de tantas atividades, podemos ensinar sobre Deus aos nossos filhos? Esse é o tema do 4º capítulo do livro “Uma mãe segundo o coração de Deus” e fiz um pequeno resumo para nosso bloguinho.
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6 : 6, 7
Deus não requer que tenhamos algum talento, instrução, graduação ou habilidades especiais para instruir nossos filhos nos caminhos Dele.
Tudo que temos que fazer é falar sobre Ele durante todo o dia. Nós mulheres somos ótimas em falar (nossos maridos que o digam)!!! Então, podemos focar constantemente toda a vida diária Nele e em Seus ensinamentos apenas falando! Falando sobre as coisas de Deus com nossos filhos enquanto atravessamos a confusão de cada dia corrido.
Já que sempre falamos sobre o que é importante para nós, quando falamos sobre as coisas do Senhor passamos uma importante mensagem para nossos filhos: demonstramos nosso amor pelo Pai! Agora vamos refletir um pouquinho: que tipo de mensagem passamos se não falarmos?
Torne Deus parte de sua vida diária e de seu bate-papo.
Fale sobre Ele e Seus caminhos.
Fale sobre Sua Palavra e Seu Filho.
Fale sobre a maravilha de Sua criação.
Veja o Senhor em todos os aspectos da vida, não apenas naqueles relacionados com a igreja.
Quando falamos sobre o Senhor, além de obedecer um mandamento, nós estamos honrando e glorificando nosso amado Pai.
Deus nos ensina também sobre quando falar: quando você e sua família sentam em casa, quando você faz seu trabalho,  quando come... fale sobre o Senhor. Ou quando você se aconchega às crianças, quando elas deitam para dormir ou quando alguém tem algum pesadelo à noite ou está doente... fale sobre o Senhor. E logo que você desperta para o dom de outro dia glorioso que Deus lhe dá... fale sobre o Senhor.Mesmo quando você visita ou conversa com outras pessoas, quando segue seu caminho até o fim do dia, quando desempenha suas incumbências e quando faz suas tarefas domésticas... fale sobre o Senhor.
Veja cada ocasião como uma oportunidade para falar com seus filhos sobre as coisas divinas, sobre as claras e simples verdades de Deus e sobre as leis do Senhor. Por exemplo: se há um arco-íris no céu, se está chovendo, quando explicamos sobre as estações, podemos falar : “Como Deus fez tudo tão lindo!” Ao elogiarmos pequenas tarefas podemos lembrar que : “Em todo trabalho há proveito...” Prov. 14:23. Para mostrar que é importante emprestar os brinquedos podemos repetir as palavras de Jesus ensinando que devemos tratar os irmãos e amiguinhos da mesma maneira que queremos ser tratados (Mateus 7:12).
É importante zelar para que estas preciosas bênçãos que o Senhor nos deu ouçam nada além do bem em nossos lares cristãos.
Lembre-se:
Nunca é cedo demais para começar “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:15. Ana e Joquebede tiveram apenas os primeiros anos de vida de seus filhos para lhes ensinar os caminhos do Senhor ! E podemos ver pelas vidas de Samuel e Moisés que a dedicação dessas mães maravilhosas deve ter sido intensa e, certamente, não foi em vão.
Nunca é tarde demais também. Apenas decida neste momento a começar a falar sobre as coisas do Senhor quando estiver sentada em casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.
Uma questão central : Quão importante Deus e Seu Filho são para você? E quão importante é nutrir o caráter piedoso em sua vida? Você imita os padrões de Deus para sua família? Será que podemos dizer como Paulo em I Coríntios 11:1: “SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.”?
Pense sobre o que conversa com seus filhos, que direção aponta para eles: você pergunta o que os outros vão pensar ou o que Deus deseja? Que atividades recompensa mais: excelência na escola ou benignidade com irmãos e amiguinhos? Que realização a emociona mais: nota 10 ou memorizar outro versículo? Que grupos os encoraja mais a participar: futebol/balé ou programações da igreja e clubes bíblicos? Qual feito você considera mais grandioso: um boletim impecável ou um consistente tempo pessoal de devocional e quietude com o Senhor?
As atividades escolares e os demais cursinhos são importantes, não podemos negar, e devem ser incentivados. Mas devemos verificar de tempos em tempos em Deuteronômio 6:6 e 7 qual deve ser nossa prioridade número 1. Precisamos pedir ao Senhor sabedoria para ajustar nossas prioridades de maneira que O agrademos.  
Deus quer que os pais transmitam os seus mandamentos às próximas gerações que os passarão para a próxima e para a próxima e a próxima...
Certamente podemos contar com a ajuda de outras pessoas: os professores de EBD, líderes de ministério infantil, pastores, mas a tarefa é nossa!
Pequenas escolhas que trazem grandes bênçãos:
- Peça a Deus que a torne mais consciente Dele e se sua presença constante.
- Proponha-se a falar a respeito do Senhor.
- Encontre oportunidades na rotina diária (Cds de cânticos infantis, filmes de histórias bíblicas, lembretes com versículos nas mochilas e bolsas )
- Centralize a hora da refeição em Deus, lembre-se sempre de agradecer Sua provisão
- Termine o dia com Deus.

Que o Senhor nos dê sabedoria e oportunidades!

Beijos,
Da mamãe do Gabriel e da Alice