quarta-feira, 6 de março de 2013

Pequenos e sábios

Olá mamães,

Recebi por email o link para um e-book gratuito maravilhoso. São sete sermões pregados por J.C.Ryle especialmente para crianças.

Li os dois primeiros e observei, admirada, que ele conseguiu falar sobre temas profundos e eternos, com tanta simplicidade e de uma forma tão acessível aos pequenos que pretendo usar um dos textos no berçário de minha igreja.


E abaixo segue um dos textos de que falei. Tenho certeza que você vai gostar e vai querer contar para seus pequeninos também.

Que Deus nos torne mães cheias de sabedoria.

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

Pequeno e Sábio
Por J.C.Ryle

“Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não tem rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios do rei”
Provérbios 30: 24—28.
Como eu gostaria, crianças, que todas vocês fossem sábias. A sabedoria é muito melhor do que dinheiro, roupa, casarões, cavalos e carros. Pessoas que não são sábias, dificilmente se saem bem. Dificilmente são felizes. Meu desejo a todas as crianças que eu amo é que sejam sábias.
Mas como nos tornamos sábios? Alguns de vocês podem ter essa dúvida. O que devemos fazer para ganharmos sabedoria?
Crianças, para que vocês sejam sábias, precisam orar e pedir a Deus. Você deve pedir para colocar o Espírito Santo em seus corações e dar-lhe sabedoria. Essa é uma das coisas que você deve fazer.
Além disso, você deve ler o Livro Sagrado de Deus, a Bíblia. Lá você encontrará o que é a verdadeira sabedoria e verá quais são as atitudes dos sábios.
Agora, deixem-me explicar os quatro versículos bíblicos expostos acima. Eles falam sobre sabedoria e espero que lhes faça bem!
Através deles, Deus quer que aprendamos uma lição com essas quatro criaturas: a formiga, o coelho, o gafanhoto e a aranha. Ele nos mostra que elas são exemplos de sabedoria, mesmo sendo todas pequenas e frágeis. A formiga é um inseto que causa arrepios, isso todo mundo sabe. O coelho é um animal muito pequeno, já o gafanhoto, largo. A aranha é a última coisa que as crianças precisam ter medo. Deus nos diz que a formiga, o coelho, o gafanhoto e a aranha são muito sábios. Então venham, crianças, e prestem atenção no que tento lhes explicar. Alguns de vocês são muito pequenos, mas é possível ser pequeno e sábio.

I. Primeiro de tudo, o que vocês podem aprender com as formigas? Você deve se espelhar nas formiguinhas, e pensar no futuro.
As formigas”, diz a Bíblia, “no verão preparam a sua comida". Deus criou as formigas tão sábias e curiosas, que elas saem ajuntando comida na época da colheita. Elas não ficam à toa nos dias longos e gostosos, quando o sol brilha mais. Elas angariam todos os grãos de milho que encontram e os armazenam em sua toca. Dessa forma, quando a neve e a geada chegam, as formigas não passam fome. Elas ficam confortáveis em suas tocas, com muita coisa para comer.
As borboletas são muito mais bonitas para admirar do que as formigas. Elas têm asas lindas e o exterior bem mais apresentável. Mas as borboletas, coitadas, não são tão sábias quanto as formigas. Elas levam a vida a voar entre as flores e a aproveitar o verão, mas elas nunca pensam em juntar comida para o inverno. E, então, o que acontece quando o inverno chega? As borboletas morrem, enquanto as formigas se mantém vivas.
Por isso, crianças, gostaria que vocês aprendessem com a sabedoria das formigas. Quero que vocês, assim como as formigas, pensem no futuro.
Dentro de vocês há uma alma que viverá por toda a eternidade. Seus corpos eventualmente morrerão, mas sua alma, não. E ela precisa de muito mais cuidado do que seu corpo. Ela precisa ter seus pecados perdoados, precisa da graça para agradar a Deus, precisa de poder para ser boa e precisa ter Deus como melhor amigo para ser feliz.
E, crianças, o melhor momento de buscar por perdão, graça e amizade de Deus é o agora. A juventude e a infância são os verões do ser humano. Agora você está forte e saudável, tem tempo livre e poucos problemas e preocupações para distraí-lo. Agora é o melhor momento para alimentar sua alma.
Crianças, o inverno está quase batendo à porta! A velhice é o seu inverno. Geada, neve, chuva e relâmpagos, tudo isto está por vir. Tristeza, dor, doença, morte e julgamento virão com a idade. Felizes são aqueles que se preparam a tempo. Felizes são aqueles que, como as formigas, pensam no futuro!
Crianças assim são sábias, leem a Bíblia e decoram versículos; oram pedindo a Deus diariamente pelo Espírito Santo; se importam com o que seus pais e professores lhes ensinam e esforçam-se para serem bons. Crianças sábias não amam os caminhos e as palavras ruins e sempre dizem a verdade. Tais crianças são como as formiguinhas, todas elas armazenam suprimentos para o futuro.
Crianças, se vocês não tem se preparado para sua vida futura, espero que comecem a partir de agora. E se vocês já tem se preocupado em se prepararem para o futuro, espero que continuem nesse ritmo. Não sejam como as frívolas borboletas. Sejam como as formiguinhas, pensem no futuro e sejam sábios.

II. Agora aprendamos um pouco com os coelhos. Você deve aprender com os coelhinhos a ter um lugar para fugir nos tempos de perigo.
Os coelhos”, diz a Bíblia, “põem sua casa na rocha”. Eles têm medo das raposas, cachorros e caçadores. Eles são criaturas frágeis e não tem força suficiente para lutar e cuidar de si mesmos. Então, o que eles fazem? Cavam buracos entre pedras e rochas sempre que podem. Eles vão onde homem nenhum é capaz desenterrá-los e onde cachorros e raposas não conseguem segui-los. E então, quando veem os homens, cachorros ou as raposas a caminho, eles correm para os buracos e lá estão a salvo.
A lebre corre muito mais rápido do que o coelho, por causa de suas pernas muito mais longas. O veado é bem maior que o coelho e tem grandes chifres. Entretanto, a lebre e o veado não têm buracos onde se esconder, eles se deitam a céu aberto e, então, quando o caçador chega com seus cachorros e armas, eles se tornam presas fáceis. Mas o coelhinho tem um esconderijo e, através disso, ele geralmente escapa.
Crianças, gostaria que vocês aprendessem com a sabedoria dos coelhinhos. Quero que todos tenham um lugar seguro para sua alma, porque ela tem muitos inimigos.
Muitas coisas que machucam colocam sua alma em perigo. Cada um de vocês tem um coração mau dentro de si. Vocês já perceberam o quanto é difícil ser bom? Cada um aqui tem um inimigo terrível, buscando arruiná-los para sempre e levá-los ao inferno. Esse inimigo é o diabo. Vocês não podem vê-lo, mas ele nunca está longe. Vocês vivem num mundo onde há muitas pessoas más e poucas boas. Crianças, tudo isso está contra você.
Vocês precisam da ajuda daquele que pode mantê-los a salvo. Vocês precisam de um esconderijo para suas almas preciosas. Vocês precisam de um amigo que possa salvá-los de seus corações perversos, do diabo e do péssimo exemplo das pessoas más. Se prestarem atenção no que digo, contarei quem é esse amigo.
Há alguém capaz de manter nossas almas a salvo, esse alguém é Jesus Cristo. Ele é forte o suficiente para salvá-lo, porque é o Filho de Deus. Ele deseja salvá-lo, Ele veio dos céus e morreu na cruz pela sua vida e Ele ama todas as crianças. Ele gostava de tê-las consigo quando estava aqui na terra. Ele as pegou no colo e abençoou-as.
As crianças que depositam sua confiança em Jesus Cristo e pedem para que ele cuide de suas almas, são sábias. Tais crianças serão mantidas a salvo, porque Jesus Cristo as ama e não deixará que sofram dano. Ele não permitirá que o diabo ou pessoas más arruínem suas almas. Jesus é a Rocha para onde as crianças devem fugir. Enquanto viverem, as crianças que confiam em Jesus estarão seguras e, quando morrerem, irão para o céu. Jesus é o verdadeiro esconderijo. Aquelas crianças que O amarem estarão seguras e serão felizes.
Espero que todas vocês busquem ter suas almas salvas por Cristo. Não desistam de pedir ao Senhor Jesus que cuide dela. Não digam a si mesmos, “ah, ainda teremos muito tempo para nos preocuparmos com isso!”. Ninguém sabe o que acontecerá conosco. Talvez fiquemos doentes e enfermos, talvez percamos nossos amigos e fiquemos sozinhos. Ore agora a Jesus! Seja como os sábios coelhinhos e busquem um esconderijo seguro para a sua alma.

III. Vamos aprender agora com os gafanhotos. Com eles, vocês devem aprender a amar, manterem-se unidos e ajudar uns aos outros.
Os gafanhotos”, diz a Bíblia, “não tem rei, contudo, todos saem, e em bandos se repartem”. Eles não têm ninguém para dizer-lhes o que fazer. São pobres insetos, sozinhos no mundo. Um gafanhoto, por si só, não pode fazer muita coisa. Até a menor das crianças mataria um gafanhoto com uma simples pisada; e ele morreria na hora.
Mas os gafanhotos são tão sábios, que estão sempre juntos. Eles voam em grande número. Chega a ser impossível contá-los e poderíamos até pensar que era uma nuvem negra. Eles não brigam uns com os outros; eles se ajudam e, dessa forma, são capazes de fazer muitas coisas. Eles amedrontam fazendeiros e jardineiros quando estão por perto. Eles comem o gramado e o milho, arrancam as folhas das árvores, e tudo isso porque se ajudam uns aos outros.
Crianças, aprendam com os gafanhotos a amarem uns aos outros e a nunca brigarem. Tentem ser bondosos e educados com outras crianças. Façam disso uma regra para nunca se tornarem egoístas, maliciosos, irados ou briguentos. Crianças que tem esses problemas, não são sábias. Elas são, de fato, mais frívolas que gafanhotos.
Crianças, brigar é errado. Isso agrada apenas o diabo, porque ele está sempre tentando deixar as pessoas mais malvadas, assim como ele, mas não agrada a Deus, porque Ele é amor. Egoísmo e disputa são atitudes inadequadas numa criança cristã. Nós devemos tentar ser como Cristo, e Ele nunca foi egoísta, Ele não tentava agradar a si mesmo.
Pense em todas as coisas que devemos fazer, se quisermos ser como os gafanhotos, que amam uns aos outros. Pense no quanto vocês devem ser úteis para seus pais, não dando muito trabalho e os ajudando em muitas atividades. Pense no quanto conseguem arrecadar de ajuda para os missionários. Se toda criança na Inglaterra coletasse alguns centavos anualmente, pedindo ajuda às pessoas, no final, somaria uma boa quantidade de dinheiro. Pense, acima de tudo, o que crianças sábias conseguiriam alcançar, se combinassem de orar umas pelas outras. Como elas seriam felizes! Essas orações seriam ouvidas.
Crianças, enquanto viverem, amem umas às outras. Tentem ter o mesmo pensamento e não se envolvam em discussões e brigas. Odeiem essas coisas e considerem-nas pecados horrendos. Vocês devem concordar entre si ainda mais do que os gafanhotos concordam entre eles. Afinal, eles não tem nenhum rei para ensiná-los, mas vocês tem um rei que prometeu ensiná-los. Esse rei é Cristo. Sejam sábios como os gafanhotos e amem-se uns aos outros!

IV. Por último, vejamos o que devemos aprender com as aranhas. Vocês devem aprender com as aranhas a não desistirem de serem boas, só porque algo deu errado.
A aranha”, diz a Bíblia, “se pendura com as mãos, e está nos palácios do rei”. A aranha é bem frágil, mas suporta muitas dores para construir sua teia. A aranha rasteja por entre as casas e sobe até o topo dos quartos. E lá ela faz sua teia. Parece que não há nada que possa impedi-la. Os empregados aparecem com suas vassouras e destroem as teias, mas as aranhas voltam ao trabalho e refazem tudo. Nenhum inseto é tão perseverante quanto a aranha. Ela faz seu trabalho quantas vezes forem necessárias. Ela não desiste.
Lembro-me de uma história sobre um grande rei que voltou ao seu reinado ao tomar como exemplo uma aranha. Pobre homem! Ele foi levado de seu reino, assim como Davi, por rebeldes. Ele tentou voltar várias vezes. Ele lutou em muitas batalhas, mas sempre perdia. Por fim, começou a achar tudo inútil e resolveu desistir e não lutar mais. Durante esse período, ele estava deitado na cama numa manhã de verão, quando viu uma aranha trabalhando. A aranha tentava fazer um fio de um lado ao outro do quarto. Doze vezes ela tentou em vão: por doze vezes o fio quebrou e ela caiu no chão. Doze vezes ela se levantou e tentou novamente. Mas não desistiu, ela perseverou e na décima terceira vez obteve sucesso.
Quando o rei observou aquilo, disse a si mesmo, “por que não deveria também eu perseverar em tentar reaver o meu reino? Por que não conseguiria ganhar no final, apesar de já ter perdido tantas vezes?”. Ele tentou novamente. E ganhou. Ele conquistou seus inimigos e tomou para si o seu reino. Esse rei se chamava Robert Bruce1. Ele voltou para o seu reino, na Escócia, ao copiar uma aranha.
Gostaria que vocês fizessem das aranhas um modelo para suas almas. Gostaria que vocês, assim como as aranhas, perseverassem e se fixassem no que é bom. Gostaria que vocês decidissem nunca desistir. Gostaria que vocês permanecessem tentando não fazer o que é mau, mas o que é bom, agradando a Deus. Sinto muito em ter que dizer-lhes isso, mas vivemos num mundo perverso e muitos tentarão fazer de você uma pessoa má. O diabo fará de tudo para que você se esqueça de Deus. Homens maus lhes dirão que não há necessidade alguma de tentar ser tão bom.
Mas imploro para que não desista. Rogo para que persevere. Continue orando, lendo a Bíblia regularmente e indo todo domingo à igreja. Assim que largam a escola, muitas pessoas desistem de tudo o que é bom. Enquanto estão nela, usam suas Bíblias, hinários e livros de oração. Quando a deixam, abandonam também todos os seus livros. Geralmente começam a andar em más companhias e escolhem péssimos caminhos, além de ficarem à toa o domingo inteiro. Eles se esquecem de tudo o que foi ensinado; e isso não é perseverança. Isso é ser ainda mais tolo que a aranha. Isso é perverso e nada sábio.
Crianças, há um lugar grandioso no céu, onde espero ver alguns de vocês. Há um lugar no céu que pertence a Jesus Cristo e é muito melhor do que qualquer palácio na terra, onde todos os filhos de Deus um dia viverão e serão felizes por toda a eternidade. Crianças, espero me encontrar com muitos de vocês por lá.
Mas, lembrem-se, para que nos encontremos nesse palácio glorioso, vocês devem perseverar e se esforçar por sua alma. Devem orar com o coração aberto, ler a Bíblia regularmente, lutar contra o pecado diariamente e dizer às pessoas más que o incitam a fazer o mal, “Eu não vou desistir da minha religião, vou tentar agradar a Deus”. Deixem que a aranha seja um modelo para suas vidas! Perseverem e sejam sábios!
Agora, crianças, peço para que pensem no que falei hoje para vocês. Falei sobre quatro criaturas sábias: formigas, coelhos, gafanhotos e aranhas. Mostrei-lhes que as formigas são um modelo de sabedoria porque pensam no futuro. Os coelhos, porque constroem suas casas em lugares seguros. Os gafanhotos, porque ajudam uns aos outros. As aranhas, porque perseveram. Crianças, quero que sejam como elas. Alguns de vocês talvez não vivam o suficiente para se tornarem homens e mulheres. Mas algo você pode ser até mesmo agora: sábio.
Sejam sábios como as formiguinhas. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade” (Eclesiastes 12:1) e “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4:12).
Sejam sábios como os coelhos. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31) e “Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia” (Salmo 32:7).
Sejam sábios como os gafanhotos. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35) e “Se alguém diz: eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4:20).
Sejam sábios como as aranhas. Leia esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis" (Mateus 7:7) e “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus” (Hebreus 12:1,2).
Crianças, pensem nessas coisas. Esse é o caminho para ser tanto feliz quanto sábio. Nunca esqueça o que Deus diz na Bíblia: “Melhor é a criança pobre e sábia, do que o rei velho e insensato” (Eclesiastes 4:13) e “Os sábios herdarão honra” (Provérbios 3:35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário