quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uma santa preocupação


Olá mamães,
Com certeza você já ouviu e disse frases como:
 - Veste o casaco que está frio!
– Não ande descalço no chão gelado!
– Não beba refrigerante que faz mal ao estômago
- Precisa comer essa frutinha, sim senhor!
- Nada de balas antes do almoço!
- Já lavou essas mãozinhas?
- Chega de ver tanta TV, vá brincar um pouco.
- Já estudou pra prova de amanhã?
- Fez o dever de casa direitinho?
Pois é, junto com toda a alegria e emoção de ser mãe vem também um grande pacote de preocupações: alimentação saudável, cuidados com a higiene, formação de bons hábitos, estudos, tempo em companhia da TV ou dos amigos, quem e como são os amigos... a lista parece interminável. Tanto mães que já são crentes em Jesus como aquelas que ainda não responderam ao convite do Senhor preocupam-se com seus filhos. Isso é natural.
Mas quero tratar daquela que deve ser a maior das preocupações das mães cristãs: a salvação de nossos filhinhos. Sabemos que “a salvação vem do Senhor”(Salmo 3:8a) e que é a “bondade dEle que nos conduz ao arrependimento” (Romanos 2:4). Então a nossa tarefa número um deve ser orar, sempre e com fervor, para que o Senhor toque seus coraçõezinhos.  
Ao orar devemos nos colocar nas mãos do Senhor para sermos instrumento de benção na vida de nossos fofinhos e fofinhas. Nós, e não as professoras da EBD nem os líderes de ministério infantil, temos o dever, dado pelo próprio Deus de ensinar Sua Palavra aos nossos filhos, como lemos em Deuteronômio 6:7: Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”. Nossos irmãos em Cristo certamente nos ajudam e muito nessa tarefa, mas o mandamento é para os pais. Nós daremos conta a Deus dessa tarefa.
É importante que nos dediquemos de todo coração:
- Separando momentos para estar a sós com Deus, orando por nossa família e estudando a Bíblia. Precisamos estar abastecidas com a Palavra de Deus, afinal ninguém pode ensinar o que não sabe!
- Priorizando leituras que edifiquem. Há tantos livros bons (algumas dicas estão aí ao lado) e tantos sites com ensino bíblico profundo (quer duas sugestões: voltemos ao evangelho e monergismo). Assim estaremos ocupando nossas mentes com “as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1)
- Planejando os momentos de ensino dos nossos pequenos. Sugiro uma visita ao site da loja on line da APEC. Há muito material disponível que pode e deve ser utilizado não somente nas igrejas, mas também nos lares cristãos.
- Ao contar uma história da Bíblia destacar a atuação de Deus e enfatizar a lição que pode ser aprendida e vivida, e orar junto com as crianças para que o Senhor ajude toda a família a colocar em prática o que foi aprendido.
- Sempre falar do problema do pecado e da solução: Jesus. É importante que eles saibam que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23) inclusive o papai e a mamãe! E que todas as pessoas precisam de Jesus e que só através da entrega de nossas vidas a Ele, para obedecê-lo como nosso Senhor e Salvador é que encontramos perdão para nossos pecados e podemos ter comunhão com Deus.
- Todo esse ensino não precisa estar restrito ao momento de culto familiar, ou hora da história da Bíblia. Ele pode e deve ser feito ao longo do dia, aproveitando as oportunidades que o Senhor nos dá, como já lemos em Deuteronômio 6:7.
Todo esse empenho se revelará em alegria transbordante quando pudermos colher o fruto de anos de dedicação à semeadura do ensino e do exemplo de uma vida piedosa. Essa colheita será no dia em que ouvirmos de suas boquinhas que desejam seguir e obedecer a Jesus, quando entenderem que só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e que somente poderão ir ao Pai através do nosso querido Salvador (João 14:6).
Tenho certeza que não há alegria maior que essa!
Que o nosso querido Pai nos ajude a encarar esse desafio não como uma ansiedade angustiante, mas sim como algo que mantém nossas mentes ocupadas no que é mais importante: salvação de vidas preciosas.
Que ao nos dedicarmos e empenharmos nessa tarefa tão séria e tão especial possamos ao mesmo tempo encontrar a paz que vem dAquele que é o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2)

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice



Um comentário: