quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Refúgio para os filhos

Olá mamães,
No dia 14 é dia de ler Provérbios 14, certo?! Bem, olha que pérola encontrei no versículo 26:
     “No temor do Senhor, tem o homem forte amparo,
e isso é refúgio para seus filhos.”
Estava ansiosa para compartilhar esse versículo aqui no bloguinho, mas andei super-hiper-mega–ocupada e só hoje é que estou encontrando um tempinho.
Vamos pensar um pouco sobre essa promessa poderosa?!
Temer ao Senhor não traz benefícios apenas para nós mesmas, esse temor serve de refúgio também para nossos filhos!!!
A expressão “temor do Senhor” aparece mais 14 vezes somente no livro de Provérbios. Um dos versículos mais conhecidos é o que está no capítulo 9 verso 10:
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”

Ah! Como eu gostaria de ser mais sábia! E você? Eu preciso especialmente de sabedoria quanto ao falar. Fazendo uma auto-análise observo que a maioria dos meus desentendimentos acontece porque falo de mais, de uma forma errada ou em um momento inoportuno. Tenho encontrado muitos conselhos úteis sobre o falar no livro de Provérbios, principalmente nos capítulos 10 e 15, e o Senhor está me ajudando a por em prática.
Lendo Provérbios 9:10 aprendemos que temendo ao Senhor estaremos no caminho certo para nos tornarmos mães sábias, já que este é o princípio da sabedoria. Ao desejarmos obedecer ao nosso Amado Pai e nos aprofundamos em Sua Palavra começamos a conhecer Sua vontade, e, através da obra do Espírito Santo em nossas vidas, esse sonho vai se tornando realidade dia após dia.
A versão Almeida Corrigida Revisada Fiel traz o versículo 14:26 assim:
No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.”
É maravilhoso saber que podemos ter essa firme confiança:
Confiança em Deus que está no controle.
Confiança no fato de que nada pode se opor à Sua vontade.
Confiança em que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, como Paulo nos ensina em Romanos 8:28 e 29:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Ao pensar que esse temor ao Senhor em nossos corações será um refúgio para nossos filhos lembrei-me do Salmo 46:1:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”
Nas nossas vidas e de todos os membros de nossas famílias certamente existirão momentos de angústia, mas o Senhor será nosso refúgio.
Que nossos corações estejam inteiramente entregues ao nosso Mestre Amado. E que, assim, Ele nos ensine a temê-lo mais e mais a cada dia, e a confiar nEle plenamente. Desta forma estaremos influenciando nossos filhos através do exemplo de uma vida de obediência e fé. Creio que quando passarem por momentos difíceis recordarão da vida piedosa de suas mães e do seu temor pelo Senhor, e também encontrarão nEle refúgio e fortaleza.
Este é meu sonho para minha vida e de minha família, acredito que seja o seu também.

Um beijinho,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vinde meninos


Olá mamães,

Dia desses estava fazendo umas pesquisas na Biblia on line, a propósito, que invenção abençoada, não é! E tive que me deter no Salmo 34, mas especificamente no versículo 11:
            “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor”
Como mães que amam ao Senhor, é isso mesmo que devemos fazer a todo o momento, chamar nossos filhos para ouvirem os ensinamentos sobre o nosso Pai Amado.
Veio na mesma hora em minha mente a imagem de uma mãezinha sentada em frente às suas criancinhas lendo para elas histórias da Bíblia e mostrando-lhes as figuras.
Em nossa casa criamos o hábito de ler a “Bíblia das criancinhas” sempre antes de dormir. Líamos escolhendo as histórias a cada dia, mas há uns dois meses resolvi iniciar na primeira página e ir contando duas ou três a cada noite, quando terminamos de ler o Gabriel dobra a pontinha da página para marcar onde continuaremos no dia seguinte.
O salmista nos fala de outra forma importante de transmitir esse ensino: com o nosso exemplo. Veja só o que está escrito nos versículos 13 e 14:
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.”
Como a Palavra de Deus é maravilhosa!! Não somente diz o que fazer, mas também ensina como fazer. Além disso, há promessas lindas no finalzinho desse salmo:
Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. ” (v. 15 a 19)
O início do salmo também é belíssimo, o salmista louva a Deus e dá testemunho do auxílio e da proteção do Senhor. Se puder, pare um pouquinho agora mesmo e leia esse capítulo precioso da Palavra.
Que saibamos aproveitar todas as oportunidades para ensinar aos nossos meninos e meninas o temor do Senhor.
Um beijinho,
Da mamãe
 do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os dois construtores

Olá mamães,
 Quero começar o ano com um convite especial para você que mora aqui do Rio de Janeiro: reúna a criançada e ouça a programação que a Primeira Igrerja Batista de Niterói (minha igreja) mantém aos sábados a partir das 21:00 na rádio El Shaday 93,3 FM. Quem não é do Rio pode acessar pelo site: http://radio93.com.br/ no link "rádio on line" que fica bem no alto da página.  Os primeiros 10 minutos são do ministério infantil e a cada sábado temos a participação de uma “tia” contando uma historinha e também alguma música sobre o mesmo tema, acho que seus filhinhos vão gostar.  
Bem, ontem eu gravei minha participação para dois programas. Em um li o livro “Isto não é conto de fadas” de Dale Tolmassof publicado pela Editora Fiel, é excelente e recomendo muitíssimo.
Para o outro programa gravei um pequeno estudo que escrevi sobre a passagem em que Jesus conta a história dos dois construtores. Escolhi essa passagem porque reli na semana passada e fiquei refletindo sobre a expressão “cavou fundo” que aparece em Lucas 6:47 a 49. Construir a casa firmada na rocha não é apenas uma escolha, na verdade dá trabalho... mas vale muito a pena.
Compartilho abaixo esse estudo com vocês, espero que gostem e que seja uma boa reflexão para vocês também.
“Olá crianças, você sabia que Jesus gostava muito de conversar com as pessoas e de contar histórias? As histórias que Ele contava sempre ensinavam alguma coisa especial. Um dia Ele contou uma para explicar sobre dois tipos de pessoas: as que obedecem as suas palavras e as que só escutam, mas não obedecem.
Nós podemos ler esse ensinamento no livro de Lucas capítulo 6 versículos 47 a 49, e, também no livro de Mateus capítulo 7 versículos 24 a 27.
Jesus disse que as pessoas que ouvem e aprendem suas palavras e obedecem são como um homem que decidiu construir sua casa. Ele era muito cuidadoso e fez tudo com capricho. Ele cavou fundo na terra para firmar os alicerces, a fundação da casa, na rocha. Isso tudo deu um bocado de trabalho, mas assim sua casa ficou bem segura.
Podemos aprender com isso que obedecer nem sempre vai ser fácil.
Às vezes vai parecer mais legal continuar brincando ao invés de ir almoçar ou tomar banho quando a mamãe mandar. E se temos um colega na escola ou um vizinho que sempre implica ou debocha da gente ou que nunca empresta seus brinquedos, mas sempre pede os nossos... é difícil obedecer ao que Jesus falou sobre sempre perdoar, parece mais fácil ficar sem falar com ele pra sempre, não é mesmo. 
Mas, assim como o homem dessa história devemos “cavar fundo”, ou seja, lutar contra a nossa vontade de desobedecer e pedir ajuda ao Senhor para sermos obedientes à Sua Palavra.
Jesus continuou a história falando que as pessoas que ouvem suas Palavras, mas não obedecem são como um homem que construiu sua casa de qualquer maneira, em cima da areia mesmo, sem fazer a fundação firme.
O Senhor Jesus termina a história contando que um dia choveu muito, mas muito mesmo, os rios encheram e os ventos sopraram com força. Vocês sabem qual casa resistiu àquela forte tempestade? Pois é, a casa que estava firmada na Rocha continuou de pé, a outra ruiu, caiu.
Ser obediente às vezes dá trabalho sim, mas é sempre o melhor.
A cada dia que conhecemos mais o Senhor através da leitura da Bíblia, das nossas conversas com Ele em oração, dos cultos e estudos na Igreja e principalmente colocamos em prática o que aprendemos, estamos firmando a nossa vida em Jesus mais e mais.
E assim como a tempestade da história que Jesus contou, os problemas, as tristezas e as dificuldades da vida vão acontecer para todas as pessoas. Aquelas que não estão com a vida firme em Jesus vão ficar arrasadas. Mas as que estão firmes vão encontrar em Jesus o abrigo seguro que precisam.
Meus irmãozinhos e queridos amiguinhos que nos ouvem construam suas vidas firmadas na rocha da obediência ao Senhor Jesus, é sempre o melhor. Que Deus nos abençoe.”

Beijinhos,
da mamãe do Gabriel e da Alice