sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sonhos, planos e projetos


Olá mamães,

Comecinho de ano é bom demais, não é mesmo!

Tiramos da gavetinha da nossa cachola aqueles projetinhos quase esquecidos e pensamos: “Esse ano vou conseguir!”

Ou então refletimos sobre o que poderíamos ter feito melhor e sonhamos que nesse ano tudo vai ser diferente...

Sonhos, planos, projetos....

E olhem que importante recomendação encontramos em Provérbios 16:3
"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."


Minha sugestão prática é que você aproveite essa dose extra de esperança que ganhamos a cada início de ano e separe uns minutinhos para orar e anotar uma listinha para norteá-la nos próximos meses (amo listinhas!). Acho importante também separar por categorias, coisa de quem é realmente apaixonada por listinhas, né! Mas é sério facilita bastante.

Vou compartilhar com vocês a minha:


- Família:
Ter mais paciência,
Prestar mais atenção ao que me contam,
Fazer o cultinho doméstico mais vezes,
Transformar os assuntos que são importantes para eles em importantes para mim também
Preparar pequenas surpresas todas as semanas
Começar a estudar mais a Palavra com meu filho mais velho com material para crianças  maiorzinhas.

- Vida devocional
Ler a Bíblia toda e estudar mais profundamente 7 livros do novo testamento
Separar tempo para orar (falhei nessa área em 2013 e não quero mais repetir esse erro)

- Envolvimento na Igreja
Preparar as lições com mais antecedência
Orar com fervor antes de começar a organizar o material
Ensinar os pontos principais das lições muito bem ensinados e não ficar inventando milhões de atividades e outras coisas para falar que acabam tomando muito tempo e me fazem perder o foco na hora de ensinar. (também tropecei nesse ponto em 2013 e acabei o ano exausta e um tanto frustrada... mas 2014 está aí para me encher de ânimo de novo!)

- Saúde
Beber mais água,
Comer pelo menos duas frutas por dia,

- Outros:
Melhorar meu inglês!
Aprender a costurar à máquina (sonho antigo...)
Não deixar a bagunça se acumular pela casa!
Telefonar ou mandar emails com mais frequência para minha mãe e minhas irmãs, tias, avós e amigas.

Bom, para por tudo isso em prática e não terminarmos 2014 nos lamentando precisamos também de um Plano de Ação.

O meu vai ser mais ou menos assim:

Colocar no meu celular os cânticos de louvor que mais gosto e na volta pra casa vir ouvindo, assim a chance de chegar mais tranquila e com mais paciência aumenta significativamente, concordam?!

Já faz umas semanas que meu marido começou a realizar o culto doméstico em nossa casa e tem sido muito bom, queremos manter esse hábito maravilhoso ao longo de 2014.

Acordar um pouquinho mais cedo (e dormir mais cedo também!) pra conseguir orar logo no comecinho do dia e ler a Bíblia logo depois, quero separar 30 minutos, pelo menos, para isso todos os dias. Meu filho Gabriel, também acorda cedo e nesses primeiros dias do ano temos conseguido ler um devocional muito bom “Começando o Dia com Deus”.

Meu marido e eu começamos também a ler, à noite, um Devocional para casais maravilhoso, escrito pelo casal Pr. Jaime e Judith Kemp, recomendo a vocês.

Trazer o material para preparar as lições para as classinhas que ensino na igreja, para vir lendo no caminho para o trabalho, já faço isso, mas planejo passar a trazer às segundas e não mais às quintas como foi em 2013. Assim, as ideias vão ter mais tempo para se organizar na cachola e se transformar em realidade!

Já observei que no trabalho eu lembro melhor de comer as frutas que trago. Falta só criar o hábito de trazer sempre e em maior quantidade!

Para o inglês e a costura vou separar meia hora pra cada duas vezes por semana, será suficiente? Bem, pra começar, acho que está bom!

Quanto à bagunça, não tem saída, é arregaçar as mangas e arrumar...mas não precisa ser tudo de uma vez, levando horas e ficando estressada, brigando com a família toda! Pretendo colocar em prática um dos princípios da Elizabeth George: um pouco é melhor que nada! Então todos os dias vou separar 10 minutinhos de manhã e à noite para arrumar alguma parte da casa, e as crianças podem ajudar com as coisinhas delas!

Um hábito que já comecei a por em prática e que tenho gostado muito é de ligar sempre pra alguém no pedacinho do trajeto pro trabalho que faço a pé (no ônibus e na barca aproveito para ler, escrever ou costurar à mão). São mais ou menos 10 minutos e são preciosos!! Tem sido muito bom manter mais contato com as pessoas que são especiais pra mim, mas que na correria do dia não consigo parar pra falar direito.

Gente, que postagem mais pessoal né! Desculpem se ficou cansativa, o que penso é que talvez possa ajudar você a perceber que todas nós precisamos nos organizar (bastante!) para conseguir realizar nossos projetos, sejam eles familiares, pessoais ou ministeriais!

Então agora é a sua vez, papel e caneta na mão, converse com o Senhor, e faça suas listinhas! Se quiser fique à vontade para compartilhar, tudo ou uma parte delas.

Que o Senhor nos ajude com direção, sabedoria, foco e força para que cada dia de 2014 seja vivido para a glória dEle, especialmente na condução dos nossos pequeninos nos caminhos do Senhor.

Um beijinho e 

FELIZ 2014!!!

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

Um comentário:

  1. Eu gostei muito! E me fez pensar em que falhei em 2013... Desejo ter mais disciplina para pôr em prática minhas prioridades e desejos.
    Que Deus nos ajude!!

    ResponderExcluir