sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sobre a Páscoa

Olá mamães,

No domingo passado, uma irmã da nossa igreja me procurou para perguntar como eu fazia para falar da Páscoa para meus filhos que estão com 5 e 2 anos. Conversamos bastante sobre isso e achei que seria bom compartilhar o assunto por aqui também.

Em primeiro lugar quero destacar que entendo ser diabólico tudo aquilo que nos afasta de Deus. E precisamos estar muito atentos quanto a isso.

O diabo é o pai da mentira, que veio para matar, roubar e destruir. Paulo nos orienta para evitar até mesmo a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22).Porém, é muito triste saber que, em muitos lares cristãos conceitos do mundo estão se tornando normais e são até mesmo incentivados ou comemorados.

Muitos cristãos utilizam vocabulário chulo, são egoístas quanto a suas prioridades, desperdiçam seu tempo e dinheiro, e tomam decisões sobre qualquer assunto baseados apenas no que acham melhor para si mesmos. 

Comportamento igualzinho ao de qualquer incrédulo. Estão se deixando moldar pelo mundo, justamente o que Paulo apela para que não façamos: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2. 

Vigiemos! Nossos valores, hábitos e decisões devem ser pautados pela Palavra de Deus. E quando estivermos em dúvida sobre alguma coisa podemos e precisamos buscar ao Senhor em oração, sempre!

Bem, voltando ao assunto da Páscoa, mas sem perder de vista o que estivemos meditando até agora, vocês já devem ter percebido qual é a minha posição! Pois é, por mais fofinho que seja o coelhinho ele tira das crianças o verdadeiro significado da Páscoa.

A professora de EBD do meu filho perguntou para sua turminha de uns 12 alunos, de no máximo 5 anos de idade, sobre o que era a Páscoa. Praticamente todos já tinham recebido pelo menos um ovo de Páscoa. E ficaram super falantes sobre isso, foi difícil conter as lágrimas, e mais difícil ainda foi para a professora conseguir atrair a atenção deles de novo para conseguir explicar a história da Páscoa verdadeira! 

Agora quero ser bem prática e colocar para vocês o quê e como eu faço: 

- Comecei  a falar sobre a morte e ressurreição de Jesus quando o Gabriel tinha acabado de completar 2 anos. Achava um assunto difícil de tratar com uma criancinha tão pequenina, mas um mês antes da Páscoa ele voltava da creche todos os dias falando sobre coelhinhos e ovos. Um mês antes! Todos os dias! Isso é lavagem cerebral! Pensei: “se o inimigo não acha cedo demais para começar a contar suas mentiras para meu filho, não posso achar cedo demais para ensinar a verdade!” 

- Sempre contei da morte e da ressurreição de uma vez, para a história acabar sempre  com a vitória de Jesus.

- Com o tempo contei pra ele também sobre a saída do povo de Israel do Egito e da primeira Páscoa, que era uma festa criada por Deus, para comemorar a liberdade.

- Por mais que eu acredite que coelho da Páscoa e ovos de chocolate são estratégias do inimigo, não falo para eles isso de forma assustadora ou incisiva do tipo: “Isso é do diabo”. Não, sempre falo que tanto o coelhinho da Páscoa quanto papai Noel são historinhas inventadas, que até parecem bonitinhos, mas que fazem as crianças (e os adultos) esquecerem de Jesus. 

- Nunca digo que Jesus é coitadinho porque as pessoas esquecem dEle na Páscoa, no Natal ou a vida toda... E sim que, as pessoas sem Jesus estão em dificuldade, porque só Ele pode nos salvar dos pecados. 

- Conto sempre sobre a ressurreição com muita alegria, muita mesmo! Cantamos a música do DVD “Quem é Jesus?” do Diante do Trono para Crianças : Sim, sim! Não, não! 
Sim, sim
Parecia que era o fim
Mas não pense que a história acabaria assim
Não, não
A morte não O segurou
No terceiro dia
A pedra do sepulcro rolou
Jesus ressuscitou!
Aleluia!
Vivo está o meu Senhor!

- A Alice já ouviu também muitas vezes sobre a morte e a ressurreição de Jesus, mas descobri que falhei esquecendo de associar com a Páscoa. Terça à noite quando perguntei sobre o que era a Páscoa ela disse: ovo da Páscoa e coelhinho... Então expliquei, com a ajuda do Gabriel, sobre a libertação do povo de Israel e da morte e ressurreição de Jesus, lembrando, dessa vez, de destacar bastante que tudo isso aconteceu na Páscoa. 

- O Gabriel gostou muito da propaganda de um ovo que vem com máscara de Transformers. Combinamos que vou procurar a máscara, mas disse que não queria dar meu dinheiro para quem faz as crianças esquecerem Jesus. Acho que ele entendeu. 

- Quanto ao chocolate, eu compro caixas de bombom ou barras algumas semanas antes, afinal o doce em si é uma delícia e não tem nada demais. Mas ovo nem pensar, quero que eles desassociem o que o mundo oferece com a verdadeira Páscoa: o sacrifício de nosso Senhor para nos libertar. 

- Acredito que muitas vezes o fato deles serem diferentes dos amiguinhos vai ser difícil para eles, e nessa época do ano isso vai sempre acontecer. Mas devemos preparar nossos filhos para isso e não tentar fazer com que sejam iguais às crianças que crescem sem princípios bíblicos. 

Cristãos genuínos são diferentes, sempre! 

Sei que será muito mais útil fortalecer a fé de nossos pequenininhos para que consigam vencer diante de um mundo tão hostil ao Evangelho. 

Fiquem à vontade para comentar e compartilhar como vocês fazem em seus lares. 

Há um artigo MARAVILHOSO sobre esse assunto no site Mulheres Piedosas. A autora, Simone Quaresma, escreve um texto irretocável sobre a dúvida entre dar ou não dar ovos de chocolate para nossos filhos. Leitura obrigatória! Muito edificante! 

Que o Senhor nos ajude a criar filhos “... que sejam irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa (...)” Filipenses 2:15 
"Coelhinho bobo, Páscoa é para Jesus!"

Um beijo, 
Da mamãe do
Gabriel e da Alice

Um comentário:

  1. É bem assim mesmo! Se o mundo ensina suas mentiras, temos o dever de ensinar A Verdade tão cedo quanto possível! Dizem que a audição é um dos primeiros sentidos que são formados na vida intra-uterina. Então deve-se falar, cantar, e repetir as Verdades Bíblicas mesmo para o bebê ainda no útero!

    ResponderExcluir