terça-feira, 5 de agosto de 2014

Aprendendo com os pequenos


Olá mamães,


Como vocês sabem, Deus abençoou meu marido e a mim com duas jóias muito preciosas: Gabriel e Alice.

E é maravilhoso perceber que além de ensinarmos tantas coisas, também aprendemos muito com nossos filhos.

Lembro que um dia, quando o Gabriel tinha 2 anos, líamos na  “Bíblia das Criancinhas” a história de quando Jesus curou um homem cego colocando lodo em seus olhos. E meu filhinho, tão pequeno, me fez refletir tanto quando apontou para a figura e disse com sua vozinha linda: “Jesus sujou a mão”.  

Você já deve ter ouvido vários sermões contando este milagre, em geral destacando a singularidade do agir do Senhor e de que o homem não se importou de ter os olhos sujos crendo que algo aconteceria. Pois é, eu também. Mas nunca havia parado para pensar que o Senhor, Deus encarnado, sujou suas mãos santas para curar um homem necessitado! Como essa observação me fez e faz ainda refletir!

Crianças são assim: observam detalhes que nos passam despercebidos, se encantam com coisas com as quais já nos acostumamos, querem saber o porquê e o pra que de tudo. Tê-los por perto nos faz crescer no conhecimento do Senhor e de Sua Palavra já que são tantas perguntas para responder!

Elas nos fazem admirar a natureza através dos seus olhinhos que acham o máximo seguir uma trilha de formigas, ou observar os vários estágios das flores de uma plantinha: “olha mamãe essa ainda é um botãozinho, essa já abriu, essa já tá velhinha!”

São situações que não vivíamos mais, coisas com as quais já estávamos acostumados e que perderam um pouco do encanto. Imagine só, você parando para observar (por vários minutos!) cada formiga, lagarta, borboleta ou barata amassada (eca!), no seu caminho até o trabalho ou o mercado! Mas acompanhado de crianças... Ah! Normal!

E por falar em mercado... está aí outro ótimo exemplo! O que para nós é mais um compromisso, uma necessidade, para eles é festa: “Posso ir dentro do carrinho?”, “Quero ajudar a escolher as laranjas!”. E tudo é colorido, tudo eles perguntam o que é, para que serve e se podem levar! Tudo leva o triplo do tempo, mas fica muito mais interessante e divertido!

Tem outra coisa que admiro muito nos pequenininhos: Como eles perdoam fácil! É incrível! Eles brigam, gritam um com outro, às vezes é preciso intervir, lembrar que os irmãos devem viver em união... e daí a poucos segundos já estão brincando juntos.

Quantas vezes por causa desses desentendimentos entre eles eu coloquei um dos dois de castigo sentadinho e o outro sentou-se do lado!

Ano passado aconteceu uma situação assim. O Gabriel tinha 4 anos e a Alice acabara de completar 2. Eu estava ocupada lavando roupas no tanque e ele veio me contar que a Alice havia batido nele (ou empurrado, agora não lembro com certeza). Como eu estava bem enrolada não parei para fazer todo o meu “discurso contra a violência entre irmãos”, só falei: “Alice, você não pode bater no seu irmão!”. Ela ficou no cantinho que coloquei de castigo e eu voltei para a roupa. Então o Gabriel veio e aconteceu um dos momentos mais lindos entre eles, que não quero esquecer nunca, tive que deixar a roupa de lado e fiquei só olhando:

(Gabriel) - Porque você está chateadinha Alice? É porque a mamãe brigou?
(Alice)- É!
(Gabriel) - Mas Alice a mamãe só brigou porque você bateu no Biel. O Biel é importante, ele é um presente que Papai do Céu deu pra mamãe. Papai do Céu não fez a mãozinha da Alice pra bater não. Ele fez a mãozinha da Alice pra fazer carinho, pra brincar...
 (Alice) - ... pensativa.
(Gabriel) – Vamos lá brincar mais, vamos!
(Alice) – Vamos!
(Gabriel) – Mamãe a Alice pode sair do castigo?
(Mamãe) – Claro filho! – com lágrimas nos olhos!!!

Ele a perdoou, e ainda repetiu pra ela o que eu já havia ensinado pra ele tantas vezes. Nessas horas a gente vê que eles aprendem o que a gente ensina mesmo quando achamos que não estão prestando atenção! E nós aprendemos com eles também, e como!

Aprendemos mais sobre a Bíblia através de suas observações e para responder suas dúvidas.

Ganhamos um novo olhar para a natureza, a linda criação do Senhor!

Notamos que compromissos do dia-a-dia, podem ser momentos divertidos e alegres.

Percebemos que precisamos perdoar com a mesma naturalidade deles.

Bem ensinou nosso querido Mestre: 

Que o Senhor nos ajude a aproveitar ao máximo as oportunidades de também aprender com nossos pequeninos!

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

Um comentário:

  1. Que lindo Quel... Estou tão nervosa por ter mais um mas lendo essas.coisas, me animam de versada!

    ResponderExcluir