sábado, 21 de novembro de 2015

Alimentação


Olá mamães,

Nunca me liguei muito em nutrição. Minha mãe já nos criou evitando as piores coisas, não comíamos muita fritura nem refrigerantes. Sempre obrigava insistia para que comêssemos legumes e frutas variados. Então não achava nada de mais comer alimentos industrializados e biscoitos recheados. Também usava bastante caldo de carne e tempero pronto de alho na comida.

Até que... me tornei mãe! Nos últimos anos comecei a me preocupar cada vez mais com o que servia para minha família e com o que eu mesma consumia.

E se você também está nesse processo de melhoria da alimentação já deve ter se sentido, como eu me sentia muitas vezes,  angustiada e frustrada por não conseguir seguir todas as dicas das nutricionistas e mães blogueiras naturebas! Gente, parece tudo muuuuuiiiito difícil!

Então quero compartilhar com vocês duas dicas libertadoras!

A primeira: Exclua ou reduza drasticamente da sua vida os piores tipos de produtos (não dá pra chamar de alimento, gente!).  Alguns dos principais vilões pra você riscar da sua lista de compras são: refrigerantes, salsicha, frituras, açúcar branco, salgadinhos de milho, bacon, pizza e outros congelados de supermercado.

Segunda dica: A cada mês escolha um (só UM) alimento industrializado que sua família consome muito, e troque por uma opção saudável. Essa dica é muito preciosa pra mim! Porque foi depois dela que eu realmente comecei a fazer mudanças. Antes eu queria muito, mas parecia tãããããõ difícil....

Parece pouco só um, mas ao longo do ano serão doze! E trocando um de cada vez o impacto no orçamento também é mais diluído!

Vou listar algumas vitórias alimentícias dos últimos anos. Mas, ó, não é pra me gabar não, é só pra mostrar que é possível! Se eu consegui, qualquer pessoa consegue também!

Alimentos que entraram de vez pra nossa vida:
- pão, arroz e farinha de trigo integrais (o macarrão está numa fase de transição do comum pro integral);
- açúcar demerara ou cristal orgânico - na hora de comprar escolho o mais barato entre esses dois;
- suco integral - escolho o que tiver menos conservantes, lembrando que o suco integral de garrafas contém bastante açúcar (natural da fruta), mas está sem as fibras que ajudam na eliminação desse açúcar. Então sempre que for possível é muito melhor preparar o suco da fruta mesmo.
- frutas secas e castanhas - o Gabriel não curte muito, mas sempre ofereço. Alice é apaixonada por passas!
- uma quantidade maior de frutas, legumes e verduras;

Industrializados banidos:
- açúcar e arroz brancos,
- temperos prontos (aqueles de alho e também caldos em tablete)
- massa de bolo pronto (não dá tanto trabalho assim fazer um caseiro, além de ser muito mais divertido com a ajuda das crianças!)
- hambúrguer e nugget prontos
- refresco de garrafa ou em pó
- biscoito recheado

Além disso, alguns tiveram o consumo bem reduzido: salsicha, salgadinhos de milho, bolinhos prontos (daqueles recheadinhos).

Eu e as crianças não gostamos de refrigerantes, e o marido tem reduzido bastante o consumo. Com as crianças foi engraçado, os dois experimentaram só depois de dois anos de idade, e fizeram caretinha - acho que é a reação normal de toda a criança – aí eu reforcei “Viu não é gostoso não!” Depois disso qualquer referência a refrigerante eu dizia : “Vocês não gostam de refrigerante, lembram?!”

Meu marido vigia bastante o consumo de sal lá em casa, e nesse ponto tenho que reconhecer que eu vacilava bastante! Gosto de tudo beeeem salgadinho! Passei a pedir pra ele pôr o sal na pipoca, por exemplo! E com o tempo estou me acostumando com essa redução e os benefícios são tantos que vale a pena!

A batalha atualmente é pra reduzir a quantidade de linguiça, que eles amam! Ai, ai, ai. É o que mais comem em churrascos e o sabor preferido nas pizzas! Também quero tirar a margarina das nossas vidas, isso tem sido bem difícil! Mas não vou desistir!

E assim, melhorando um pouquinho de cada vez fica bem menos estressante e torna mais possível o sonho de ter uma alimentação saudável!

E vocês, o que têm feito por aí pra melhorar a alimentação? Compartilhem suas dicas nos comentários!

Que o Senhor nos dê sabedoria e afaste de nós a preguiça para seguirmos firmes no propósito de oferecer o melhor para nossas famílias!

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”
 I Coríntios 10:31

Um beijinho,
da mamãe
do Gabriel e da Alice
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário