terça-feira, 26 de julho de 2016

Filhos na presença do Senhor - por Solange Gasparin Pimentel

Olá mamães,

Tenho a alegria de compartilhar com vocês um artigo M A R A V I L H O S O !!!

Foi escrito por uma mulher segundo o coração de Deus, que há 24 anos é casada com meu tio Eduardo. 

A Solange é uma serva do Senhor e uma mãe exemplar para os meus primos Cadu e Aline. 

Tenho certeza que a leitura vai abençoar a vida de vocês, porque abençoou muito a minha!

um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice 

FILHOS NA PRESENÇA DO SENHOR


Talvez, ao abrir este artigo, você espere encontrar o título de um livro com várias dicas sobre criação de filhos.  Um livro que você pudesse comprar e ter nele, um manual prático de como criar seus filhos. 

A boa noticia é que esse livro existe! Um manual completo e complexo, porém, não fácil, pois, pra começar, ele nos ensina que precisamos mais do que criar filhos, precisamos ministrar os princípios fundamentais da Palavra do Senhor.  

Neste livro, encontramos que um lar precisa ser edificado pelo Senhor, que nos dá as ferramentas exatas para que não seja em vão o nosso trabalho. É claro que você já sabe que estamos falando das Sagradas Escrituras.  Infelizmente, tão “fora de moda” quando buscamos um manual de conduta.

A Bíblia tem instruções de como devemos nos preparar para todas as fases da nossa vida, seja ela qual for, juventude, namoro, noivado, casamento, filhos, netos... Porém, precisamos tê-la em nossas mãos diariamente, inculcando-a, primeiramente, em nossa mente e coração, conforme Deuteronômio 6:1-6 instrui.  Assim fazendo, estaremos prontos para COMEÇAR a cumprir o que Deuteronômio 6:7 instrui com relação à ministração sobre a vida dos nossos filhos.  

Para tanto, será necessário muito empenho, dedicação, esforço, abnegação e etc para exibir, diariamente, aos nossos filhos os fundamentos da fé por meio de uma vida cristã genuína e piedosa.

Sou casada há 24 anos com Eduardo e mãe de dois lindos filhos, Cadu com 19 anos e Aline com 16. Olhando pra nossa vida após a maternidade/paternidade destaco, “mais ou menos”, o que aprendi ao longo dessa jornada:

  • Precisamos honrar as alianças  do   casamento,  oferecendo  aos   nossos   filhos um ambiente saudável para seu crescimento, desenvolvimento e   amadurecimento (Efésios 5:22 a 33).
  • Costumo falar que apresentar nossos filhos a Deus é uma “tarefa fácil” quando comparada com o inverso, onde apresentamos Deus aos nossos filhos e, isso, diariamente (Provérbios 22:6). 
  • Precisamos reconhecer que, em nós mesmos, não há capacidade alguma para ensinar e instruir nossos filhos.  Precisamos depender, única e exclusivamente, de Deus para desempenhar nossos papéis de pai e mãe e, como seus mordomos, vamos auxiliá-lo nessa edificação ( Salmo 127:1 ).  Pois, sem Ele, todo esforço é inútil! 
  • Nossos filhos precisam de Deus, de treinamento e investimento. Achar que o fato deles irem/estarem na igreja os protegerá do mal é um engano. A igreja deve ser a extensão do nosso lar que irá acrescentar, irá fazer parte desse processo, cumprindo o seu papel.  Porém, todo o processo que se refere à criação é de nossa inteira responsabilidade, aliás, uma responsabilidade sagrada. Não podemos delegar isso a ninguém e nem a nenhuma instituição.
  • Salmos127:2 – Inútil nos será todo esse trabalho se não tivermos a benção do Senhor sendo derramada em nossa vida... "Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor" (Salmos 128:4).
  • Salmos127:3 "...os filhos são herança do Senhor".  Costumamos “ostentá-los” para o mundo, como se eles fossem joias preciosas por serem herança. Nossos filhos são herança sim e, também pecadores, e como todos, carecem da glória de Deus. E, herança é algo pelo qual não trabalhamos para receber.  Recebemos de Deus e não devemos  criá-los pra serem bem-sucedidos e, sim para serem cidadãos do Reino de Deus.
  • Salmos127:4 – ”Os nossos filhos são como flechas nas mãos do guerreiro...”.  Uma flecha não voa sozinha.  É necessário alguém para dar a direção, para mostrar o alvo e os objetivos a serem alcançados.  Então, como bons guerreiros, devemos lançar nossos filhos abastecidos dos ensinamentos da palavra de Deus contra os alvos do inimigo.
  • A paternidade/maternidade abrange o processo de “fazer discípulos” dos próprios filhos. A estrada é longa e cada vez mais difícil devido a crise moral e familiar em todos os níveis da sociedade, inclusive na igreja do nosso Senhor.  Infelizmente, o PRÁTICO tem sido o guia de conduta com nossa família.  Temos fundamentado a “nossa fé” na CULTURA e não na SAGRADA ESCRITURA.

Cheguei, então, a conclusão de que não existe um livro de técnica. Não que não possamos contar com bons livros que  nos auxiliem nesse processo. Porém, nosso livro de regra e conduta deve sempre ser, em primeiro lugar, a Bíblia Sagrada e seus ensinamentos.  

Se quisermos filhos criados na presença do Senhor precisamos, URGENTEMENTE, entender que quanto mais profundas forem as nossas raízes no Evangelho de Cristo, mais estável será nossa árvore genealógica.

Até o dia de hoje, Deus tem nos concedido a graça de vermos nossos filhos em Sua presença.  Nossa constante oração é que nossos filhos se apresentem, sempre, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1), que eles não se conformem com este século (Romanos 12:2) e, que, possamos vê-los ministrando a  seus filhos os poderosos feitos do Senhor (Salmos 145:4). 

Confesso que não foi fácil chegar até aqui e sei que ainda há uma longa estrada a ser percorrida, pois eles apenas estão começando a juventude de suas vidas. Saber que eu e meu marido temos lutado, em Deus, para manter a chama do evangelho acesa em nossa família, tem nos trazido paz.

Deus nos abençoe.